Physics of Gridlock - Pain of Salvation

segunda-feira, 9 de março de 2009

Poemário

Para escrever um poema,
não preciso ser pomposo.
Preciso de um tema,
um mote generoso.
Posso usar palavras caras,
mas se lhes tenho amor,
não posso vendê-las.
Tenho de lhes dar asas,
sem rancor,
sem medo de tê-las.
Para escrever um poema,
não posso querer escrevê-lo.
Um poema não é um poema,
é antes uma prosa sem apelo.
É um pouco do meu ser apalavrado,
que ganha forma,enquadrado,
em métricas despropositadas,
em semânticas inusitadas.
Para escrever um poema,
devo desprezá-lo.
Expulsá-lo de mim,
libertá-lo.
Deixá-lo ser, assim,
mais um poema livre,
que poderia ter sido
a prosa de um livro,
ou um ideal esquecido.
Para escrever um poema,
devo ter em mente regras,
para melhor as rasgar sem que tema,
ás cegas,
quebrá-las ou fazer cumprir.
Devo deixar-me ir.
Esquecer a gravidade
dos corpos,
o calor da cidade
ou o frio dos campos.
Para escrever um poema,
devo pensar o sentimento,
sentir o pensar.
Devo chorar contentamento,
sorrir o pesar.
Secar o pranto,
elevar o canto
e terminar,
como quem pede para ficar
mais um pouco a meditar.
Para escrever um poema,
devo acabar,
um homem um pouco melhor,
que ao começar.

"Wish you were here" , Wish you were here , Pink Floyd

7 comentários:

xtrelinha* disse...

pah, seja lá o que tens de fazer para escrever um poema, a verdade é que o fazes na perfeição! ;)

a cada novo post cresce a minha convicção de que um livro publicado com estes e outros "pedaços de ti" seria um êxito.. ^^

tens o dom de provocar sentimentos com as palavras, e isso é algo que poucos têm hj em dia! :)

por isso keep on writing, i'll keep on reading.. and feeling! :P

(maio está quase a chegar! ^^)

Laura disse...

Muito bom, o poema. Diferente. Livre. Verdadeiramente inspirado. E eu que embirro solenemente com poemas pomposos... Gosto desta emoção à flor da pele, à flor dos versos, à flor de palavra em palavra... vai lá mais vezes ao hi5!

Daniel disse...

Confesso-me orgulhoso da minha criação,mas se dependesse de vocês,eu neste momento não conseguia passar pela porta do quarto,de tão inchado!Lol...

(Já dizia o outro: we'll always have Fresno!Maio,maduro maio,pê-ra-ra-wê...)

Laura disse...

Parabéns, Daniel! (Hoje o Daniel faz anos, quis assinalar o dia aqui também).
Abraço,
Madalena

osolhosdeumaimagem disse...

Muito binito este poema.
nao tenho palavras para dizer sobre este poema. so posso dizer fantastico e lindo.

Tami disse...

adorava saber escrever assim...

Anónimo disse...

como diria Fernando Pessoa\Alberto Caeiro em Guardador de Rebanhos - Escrever poesia é a mina maneira de estar sozinho..


From Rogério Beça